Você é um profissional da área de saúde, mas isso não significa que não deva deixar de lado ou mesmo ter medo de criar um perfil profissional no Instagram e atrair mais pessoas, clientes ou não. Tornar o consultório mais conhecido, atrair mais clientes, manter os já existentes é o papel do profissional de hoje. E você já deve ter lido ou ouvido isso muitas vezes.
Essa ação de divulgação não é muito diferente do que é feito outros nichos, mas tem suas especificidades. Afinal, a sua área lida com pessoas que estão, muitas vezes, vulneráveis emocionalmente. É preciso, portanto, manter a empatia, a ética e o profissionalismo necessários em qualquer segmento dessa carreira.
É fundamental deixar claro que divulgar seu consultório de psicologia não é só publicar informações do seu interesse. O importante é criar um relacionamento com seus possíveis pacientes, gerando uma reputação positiva para você e seu trabalho.
1. Supere o medo do marketing
Não tenha medo de conselhos reguladores! Você pode e deve, sim, anunciar seus serviços na internet , mas atentando-se para critérios fundamentais como ética e profissionalismo.
- Não utilize o preço de seus serviços como forma de propaganda;
- Evite participar de atividades unicamente como forma de autopromoção;
- Não tome atitudes como propor técnicas que não estejam regulamentadas no seu conselho regulador;
- Sorteios e promoções não são ações que gerem retorno positivo, principalmente para sua imagem profissional.
2. Marketing não é só anúncio!
Engana-se quem pensa que o marketing está restrito à publicidade e ao convencimento do consumidor. O marketing é na verdade um conjunto de técnicas baseadas no conhecimento do mercado e do consumidor que pode ter diferentes formas de aplicação.
É praticamente uma ciência que se apoia em dados e evidências para a execução de ações. Então observe tendências do seu “consumidor”, de quem procura seus serviços, entenda a dor do outro e terá uma maneira de lhe entregar a solução que ele espera.
3. Aproveite o seu potencial de ajudar pessoas
A dica número 3 é a continuação direta do que mencionamos nos pontos anteriores: utilize o seu conhecimento para ajudar pessoas e educar o mercado sobre o seu papel profissional !
Muitas vezes alguém não busca esse profissional por preconceito, desconhecimento, medo ou por não sentir confiança no profissional. Seja essa pessoa para o seu potencial cliente.
Use o Instagram para divulgar conteúdos educativos e de alta qualidade, sempre com base nas dúvidas que o seu público-alvo costuma ter.
Esse conteúdo pode gerar dúvidas e temas para, por exemplo, você fazer uma “live” (tão em moda atualmente) e serão facilmente encontrados por um cliente em potencial. E ainda ajudar quem está distante, seja em busca de ajuda ou de conhecimento.
As vantagens disso é o seu ótimo custo-benefício e o aumento da sua audiência, o que impulsiona o seu negócio – atraindo mais pacientes ao consultório.
4. Utilize o potencial do ambiente digital
Nem é preciso mais dizer a importância das redes sociais como canais para expandir seu conteúdo e de criar um relacionamento com o seu público. tenha no Instagram seu principal aliado, no qual, possivelmente, parte do seu público estará e pesquise quais outras redes ou mídias são interessantes ao seu negócio.
Publique com periodicidade, e principalmente qualidade. Não publique só por publicar, leve sempre conteúdo relevante, mesmo que não te retorne diretamente uma venda, certamente irá reforçar sua imagem profissional.
Não se preocupe com logotipos ou marcas, invista em seu nome, ele é sua maior marca! Existem hoje muitos sites e serviços que podem te ajudar a consolidar uma identidade “corporativa” e o que nem todo mundo sabe é que manter um bom ritmo de publicações com conteúdo de qualidade não precisa ser caro ou trabalhoso.